J.Macêdo dá início às obras do novo Complexo Industrial em Horizonte (CE), que terá a mais moderna indústria de massas das Américas
8 de março de 2024Horizonte, 8 de março de 2024 – A J.Macêdo — uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e misturas para bolos e uma das companhias mais importantes de massas do País — anunciou na última quinta-feira, dia 7, o início da construção da primeira fase de seu novo Complexo Industrial na cidade de Horizonte, no Ceará. O evento da pedra fundamental, que formalizou o começo das obras, contou com as presenças do diretor-presidente da J.Macêdo, Irineu José Pedrollo; da vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; do prefeito da cidade, Manoel Gomes de Farias Neto, o Nezinho Farias; de diretores, conselheiros e acionistas da companhia; de autoridades do Legislativo e de representantes da sociedade civil.
“Estamos muito felizes em expandir a nossa operação no Ceará, onde a J.Macêdo tem suas raízes, e no ano em que comemoramos 85 anos de fundação. Celebramos, hoje, o início de um projeto arrojado: um novo Complexo Industrial de classe mundial. Com a mais moderna tecnologia de produção existente no mundo, teremos, em Horizonte, a mais moderna indústria de massas alimentícias das Américas”, afirmou Irineu José Pedrollo, diretor-presidente da J.Macêdo. “Nossas marcas – Dona Benta, Brandini, Petybon, Sol e Boa Sorte – são tão queridas por consumidores de todo o Brasil, que a procura por nossos produtos deixou nosso atual parque industrial pequeno. Então decidimos investir e ampliar”, acrescentou o executivo.
O novo Complexo Industrial integra o plano de expansão da J.Macêdo a longo prazo. O projeto na cidade cearense será executado em etapas, em um terreno de 123 mil m² doado pela Prefeitura do município, que está localizado em área estratégica próxima à BR-116. Inicialmente, a unidade contará com uma fábrica de massas e misturas para bolos, além de um Centro de Distribuição, que atenderá as regiões Norte e Nordeste do País. O projeto é modular e prevê possibilidades futuras de ampliação e de expansão. A entrega das obras desta etapa está prevista para o início de 2026.
A primeira fase, que inicia neste mês de março, será focada nas operações das principais marcas da companhia Dona Benta, Sol, Petybon e Brandini. Esta etapa contempla a instalação de três linhas de massas, que juntas poderão produzir um total de 100.000 toneladas por ano. A linha para a fabricação de misturas para bolos terá capacidade para produzir cerca de 10.000 toneladas anualmente. O investimento na primeira fase está previsto em R$ 200 milhões.
“É uma alegria contemplar mais um investimento da J.Macêdo no Ceará, em um momento em que a empresa faz 85 anos. Para nós, é motivo de muito orgulho acompanhar a história de uma empresa cearense referência no Brasil e que valoriza a força de trabalho de nosso povo”, afirmou Jade Romero, vice-governadora do Estado do Ceará.
“É um momento muito especial para nós, de Horizonte, receber esse presente da J.Macêdo quando completamos 37 anos. Temos muito orgulho do Ceará e das empresas cearenses que têm iniciativas tão importantes para a nossa cidade, gerando renda, emprego e oportunidades”, declarou Manoel Gomes de Farias Neto, o Nezinho Farias, prefeito de Horizonte.
“Nosso projeto nasce olhando para o futuro, como está no DNA da J.Macêdo” disse Pedrollo. “O novo Complexo tem o compromisso de atender e superar as mais rígidas normas de segurança, com uma indústria moderna, integrada com a comunidade e atenta à proteção e respeito ao meio ambiente”, complementou o diretor-presidente.
Sobre a J.Macêdo – Prestes a completar a 85 anos de história, a J.Macêdo é uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e de misturas para bolos e a segunda maior companhia de massas alimentícias. A companhia marca presença também nos segmentos de fermentos químicos e biológicos, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Entre as marcas de destaque estão: Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Boa Sorte. Na Linha Profissional dedicada ao segmento B2B, mantém um portfólio com farinhas de panificação e transformação, misturas para pães e bolos, reforçador de farinha e fermento, entre outros.
Crédito das fotos: Nicolás Leiva/Divulgação JM