J.Macêdo inicia a construção de Complexo Industrial em Londrina (PR)
14 de março de 2024A J.Macêdo — uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e misturas para bolos e uma das companhias mais importantes do segmento de massas do País — anunciou hoje, dia 14, o início da construção da primeira fase de seu novo Complexo Industrial em Londrina, no Paraná. O evento da pedra fundamental, que formalizou o começo das obras, contou com as presenças do diretor-presidente da J.Macêdo, Irineu José Pedrollo; do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; do prefeito da cidade, Marcelo Belinati; de diretores, conselheiros e acionistas da companhia, além de autoridades do Legislativo e de representantes da sociedade civil.
“Estamos felizes em expandir a nossa atuação em Londrina, onde estamos presentes desde 1975. Agora, estreitamos ainda mais esta parceria de quase 50 anos com a construção de um grande e sofisticado Complexo Industrial de alimentos. Teremos um novo moinho que vai incorporar a melhor tecnologia disponível hoje no mundo”, afirmou Irineu José Pedrollo, diretor-presidente da J.Macêdo. Segundo o executivo, a nova indústria produzirá farinhas especiais de altíssima qualidade para os mais diversos usos.
“Nossas marcas – Dona Benta, Brandini, Petybon, Sol e Boa Sorte – são tão queridas por consumidores de todo o Brasil, que a procura por nossos produtos deixou nosso atual parque industrial pequeno. Então decidimos investir e ampliar. Comemoramos nossos 85 anos construindo duas novas e modernas fábricas; uma aqui, em Londrina, e outra em Horizonte, no Ceará, onde lançamos a pedra fundamental na semana passada,” acrescentou Pedrollo.
O projeto, que faz parte do plano de expansão de longo prazo da J.Macêdo, será executado em três fases e prevê a instalação do novo Complexo Industrial em uma área de 276 mil m², localizada na Cidade Industrial de Londrina.
Com investimento estimado em R$ 250 milhões, a primeira etapa contemplará a construção de um novo moinho, com capacidade inicial de processamento de 220 mil toneladas de trigo por ano e armazenagem de 40.000 toneladas de trigo em grão. O projeto está pronto para duplicar estas capacidades rapidamente. O novo Complexo Industrial vai abrigar, ainda, um Centro de Distribuição, que atenderá a região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. A conclusão das obras desta fase está prevista para abril de 2026.
“Outra característica importante é que este Complexo, com instalações de última geração, é mais eficiente e entregará um produto final com qualidade superior. Além disto, foi projetado para atender e superar as mais rígidas normas de segurança das pessoas, dos produtos e do meio ambiente”, complementou o diretor-presidente da J.Macêdo.
“O Paraná é o supermercado do mundo, nenhum local no planeta produz alimentos como nós, em variedade e qualidade. E além de produzir, queremos, agora, industrializar esses alimentos, para gerar emprego e renda para a nossa população”, afirmou Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Estado do Paraná. “É isso que a J.Macêdo está fazendo aqui em Londrina com esse novo empreendimento, que consolida o nosso Estado nesse processo e traz mais desenvolvimento para a segunda maior cidade do Paraná”, completou o governador.
“É um grande investimento em Londrina, uma grande empresa como essa acaba atraindo outras empresas e a J.Macêdo vai ser a grande âncora da Cidade Industrial, ou seja, vai atrair novas companhias para o local”, afirmou Marcelo Belinati, prefeito de Londrina.